// aqui é o compartilha no face..

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Qual o melhor horário para treinar?


É aquele que você tem disponível, respondem os treinadores. Sim, mas cada período do dia tem suas vantagens e desvantagens que podem interferir em seu desempenho. Cada um tem seu ritmo e é isso que pode fazer você acordar disposto enquanto seu amigo se arrasta para levantar da cama. Os especialistas afirmam que nossas respostas aos estímulos podem ser diferentes, de acordo com a hora em que realiza o exercício, isso porque, regulado pelo ritmo circadiano*, o organismo libera e interage de forma mais ou menos intensa com os hormônios e processos bioquímicos do organismo no decorrer do dia.
Com os inúmeros compromissos do dia-a-dia, nem sempre é possível programar o treino para o horário em que o corpo estaria mais disposto. Portanto, seja qual for o horário que se tem para treinar, confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada período do dia.
ManhãTardeNoite
Vantagens
Qualidade do ar, temperatura e umidade, claridade e menor movimento nas vias publicas. Aumenta a disposição para as atividades do cotidiano.O desempenho melhora após as refeições devido a quantidade de glicogênio que aumenta nos músculos. O metabolismo no período da tarde se encontra mais próximo do pico de rendimento.Temperatura amena favorece um treino mais confortável. Relaxa e induz a uma boa noite de sono. Maior probabilidade de se fazer o exercício na companhia de amigo.
Desvantagens
Sono é vilão do desempenho, por conta da melatonina. Dia chuvoso ou frio, é mais fácil virar para o lado e continuar dormindo. Qualidade do ar menos favorável, temperatura alta e o sol podem levar a desidratação. Maior desgaste físico, além de trazer riscos para doenças de pele.O cansaço das atividades do cotidiano podem desanima-lo. O Stress do dia-a-dia afeta o rendimento. Risco de acidentes deve ser considerado também, uma vez que a baixa luminosidade e terrenos irregulares representam uma perigosa combinação.
*Designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

0 comentários:

Postar um comentário